museu

Museus e Galerias de Arte

GEO-IoT

Telemetria Ambiental Remota

Internet das Coisas aplicada na operação de Museus e Galerias de Arte

Nas operações administrativas de Museus e Galerias de Arte existem muitos pontos de extrema relevância que precisam ser seguidos à risca para que a segurança física das obras expostas estejam garantidas, mas não somente evitar que sejam roubadas e extraviadas, como também é de responsabilidade dos gestores dessas organizações garantir que não sejam danificadas no transporte, avariadas no armazenamento e assegurar que nas exposições essas obras não estejam sujeitas à condições adversas altamente danosas como umidade elevada, temperatura excessiva, iluminação inadequada, excesso de pessoas, flashs fotográficos entre outros .

A gestão ambiental remota por telemetria IoT é um recurso tecnológico que permite que a integridade das obras sejam asseguradas e que as premissas estabelecidas pelos gestores ou pelos contratos de exposição sejam seguidas dentro dos parâmetros acordados, evitando assim problemas jurídicos, financeiros e até criminais.

Para que tenhamos uma gestão eficiente é necessário o uso de ferramentas tecnológicas, sensores especiais que possuem comunicação sem fio e de forma descomplicada permitem uma gestão ambiental que monitora em tempo real o nível de umidade, temperatura, movimentação, fluxo de pessoas, proximidade com os elementos exibidos, qualidade da energia, consumo dos aparelhos de ar condicionado, sensores de presença, integração com centrais de alarmes e câmeras.

A poderosa Solução GEO-IoT permite o monitoramento vertical de múltiplas camadas da operação dessa organizações (estratégicas, táticas e operacionais), telemetria de transformadores, quadros de comando, CLPs, motores, geradores, alternadores, válvulas, atuadores, aparelhos de ar condicionado, sistemas de alarme, CFTV, softwares de despacho, ERP entre outros incontáveis elementos que demandam acompanhamento de seus respectivos status, performance e condição operacional, garantindo assim que os procedimentos estejam alinhados com os processos.

Nossa solução permite a transmissão de dados por meio do uso de redes multiserviços, onde as informações e os dados de múltiplos dispositivos remotos podem ser acompanhados em tempo real em centrais de monitoramento centralizadas e descentralizadas, gerando assim indicadores, alarmes responsivos, gráficos, dashboards, gatilhos de eventos com outras plataformas operacionais como CFTV, controle de acesso, relógio de ponto, SAP, balanças, pontes rolantes entre outras incontáveis aplicações.

A solução GEO-IoT traz um diferencial técnico por permitir que diferentes usuários da plataforma tenham diferentes camadas de acesso ao sistema, garantindo assim que os níveis hierárquicos organizacionais sejam respeitados de forma espelhada em nosso software, garantindo assim a integridade da informação e a segurança operacional.

A consolidação das informações pode se dar em níveis horizontais ou verticais, pois atuamos com um conceito de site e sub-sites, permitindo desta forma que um conjunto de dispositivos possam ser apresentados conforme os agrupamentos de cada consulta. 

 

Como exemplo, podemos consolidar as informações de todos os dispositivos e equipamentos localizados em uma determinado museu (desde que possuam recursos de telemetria); realizar pesquisas de eventos, alarmes, mapas, históricos, histogramas, gráficos, dashboards entre outros. Ou ainda podemos pesquisar um conjunto de museus em uma determinada cidade, estado ou região, garantindo assim completo domínio sobre as informações, seu acesso e sua estruturação funcional. Apresentamos informações analíticas e sintéticas multinível.

Telemetria com indicadores em tempo real

IoT - Integridade das Obras
Umidade e Temperatura - Controladas

Aprimoramento e gestão nos resultados operacionais

GEO-IoT | Gestão Remota
Segurança e Contrele do Acervo

O enorme potencial da solução GEO-IoT permite o acompanhamento de plantas e edificações variadas como prédios, salas edifídicos, unidades administrativas, estoques, armazens e demais operações atreladas. Como dito anteriormente nossa plataforma permite que um grande número de dispositivos, equipamentos e softwares possam ser integrados e monitorados de forma transparente e fluida.     Desta forma em plantas de museus que possuem sistemas de ar condicionado, múltiplos pontos de energia, bombas de água em variados reservatórios, necessidade de gestão acurada da temperatura, umidade ambiente, fluxos de bombas e motores, fluxos hídricos, acessos energéticos em quadros de comando entre tantas outras demandas técnicas que o segmento de de Museus e Gareias de Arte precisa gerenciar em sua rotina.

Por meio da Solução GEO-IoT, é possível a obtenção de resultados pragmáticos, de métricas atreladas à produtividade, indicadores operacionais efetivos, gráficos em tempo real, dash boards, gestão de ativos por telemetria, bancos de dados, regramentos estruturados, eventos de alarmes responsivos em uma completa arquitetura para obtenção de resultados reais e mensuráveis.

A Solução GEO-IoT permite uma ampla gama de possibilidades de resultados para o segmento de Museus e Galeiras de Arte, garantindo um incremento no resultado operacional, na redução de custos e aumento na eficiência da alocação da mão de obra ao longo dos processos e acima de tudo, garante a integridade do acervo sob os cuidados dos Museus e Galerias.

Um dos pontos de extrema sensibilidade no segmento de Museus e Galerias está atrelado às macro medições e às micro medições, onde são utilizados dispositivos medidores de diferentes grandezas, dispositivos sempre homologadas junto Anatel e demais órgãos reguladores, empregando neste processo redes de transmissão de dados ethernet, celular, LoRaWan, WiFi, ou outros recursos técnicos conforme a aplicação e recursos disponíveis de nossos clientes.

Dada a enorme capacidade da plataforma GEO-IoT e sua flexibilidade, pode-se por meio do emprego de diferentes tecnologias (novas ou legadas) viabilizar a operacionalização da telemetria remota, utilizando a infraestrutura proprietárias ou públicas, é necessária a realização de projetos específicos em cada local. 

Confira abaixo alguns exemplos de aplicação da solução GEO-IoT:

Módulo de Telemetria

Gestão com Integração Operacional

Controle de Acesso Integrado

Características

Os sensores IoT permitem o monitoramento de diversas variáveis como:

- Temperatura individualizada por sala em micromedições relativas

- Umidade por dispositivo IoT

- Energia (tensão, corrente, potência, carga entre outros)

- Água (consumo com histogramas detalhados por minuto)

- Monitoramento de fumaça, CO2 entre outros sob demanda

- Quantidade de pessoas (contadores)

- Sensores de presença

- Posicionamento de objetos e proximidade

- Sensores de Luminosidade

- Uso de aparelhos de ar condicionado (ligado/desligado, consumo e temperatura)

- Vínculo com rondas e Pins de vigilantes

- Logs de eventos vinculados à plataforma de gestão responsiva GEO-IoT

Esquema Ilustrativo da Telemetria - IoT

Módulo de Telemetria IoT

Controle de Acesso Integrado

- Sistema de controle de acesso integrado

- Comunicação com múltiplas possibilidades (Wifi, serial, USB, Bluetooth, LoRa entre outras mediante customizações)

- Central permite a gestão em múltiplos níveis de acesso

- Interface celular de cada usuário pode ser usada como interface local, evitando assim a instalação de teclados, módulos adicionais que podem onerar o projeto, ser alvo de vandalismo e manutenção

- Módulo bluetooth permite acesso local de curto alcance para os usuários/operadores com autorização de acesso

- Nosso hardware permite que uma lista de pessoas autorizadas sejam salvas na memória local

- Replicação de dados em diferentes pontos da rede podem ser estruturadas para redundância

- Os dispositivos de acesso podem ser instalados de forma autônoma para racks, containers, shelters e módulos operacionais em campo.

- Travas senoidais, magnéticas, motorizadas entre outras podem ser aplicadas 

- Validação com outros sistemas centrais de reconhecimento facial podem ser implantados

- Os cadastros das pessoas que possuem acessos autorizados são realizados via Web Browser

- Múltiplos níveis de acesso podem ser atribuídos para usuários do sistema que tenham permissão para operar/acessar diferentes sites, bases, data centers ou escritórios.

- Atualizações remotas em tempo real podem ser operadas pelos CCOs (autorizando ou negando o acesso)

- Integração com sistemas de terceiros como CFTV, Controle de acesso, ERP entre outros.

- Amplas possiblidades de customização para aderência às operações das operadoras Telecom

Vantagens da Solução

- Amplo controle e gestão no acesso dos Museus e Galerias de Arte

- Rastreabilidade dos eventos e acessos

- Liberação do acesso de pessoas autorizadas em múltiplos sites, janelas paralelas de autorização

- Relatórios multiníveis vinculados aos histograma de acessos

- Hardware dedicado com operação exclusiva garante a performance operacional com grande eficiência

Principais Características

- Chave de acesso digital validada em servidores seguros, aplicativo em celulares com verificação de senha, localização, cadastro e reconhecimento facial

- Aplicativo que permite a gestão de usuário/senha

- Geolocalização dos aplicativos instalados nos smartphones permite acompanhamento de cada técnico (tempo/local)

- Integração com sistemas de terceiros permite fluidez de dados e informações para CRMs, ERPs, entre outros

- Relatórios, dashboards, históricos de acessos, perfil de usuários e de sites

- Múltiplas ferramentas operacionais de gestão transformam a rotina dos Museus e Galerias de Arte

Esquema Ilustrativo Controle de Acesso

Controle de Aceso IoT