manager-industrial-engineer-using-tablet

GEO-IoT Cloud Server

GEO-IoT

Gestão integrada de IoTs de forma simples e funcional

A Internet das Coisas precisa de uma solução profissional para sua operação

O GEO-IOT Cloud Server é um poderosa plataforma profissional para gestão, monitoramento, supervisão e regramentos de milhões dispositivos IoT, sensores e equipamentos diversos como: CLPs, módulos I/O, controle de acesso, CFTV entre outros.

Operando em regime de SaaS (Software as a Service - Cloud Computing), o GEO-IoT está alocado em data centers estrategicamente dimensionados para alta disponibilidade de serviço, serviço de no-breaks, contingência por falhas, redundância, segurança digital e física, contando ainda com replicação de dados e back estruturado.

Desta forma apresentamos para nossos clientes um serviço de alta performance, escalabilidade, possibilidades de customizações e integrações com diferentes sistemas e bases de dados, resultando em convergência de informações com economia e performance.

Nosso software pode operar diretamente com dados vindos dos dispositivos de redes cabeadas e sem fio, conectar em bases de dados ou operar através de nosso módulo GEO-IoT Local Server, que permite que os dados, eventos e informações sejam obtidos localmente na(s) rede(s) do cliente e transmitidos para a o GEO-IoT Nuvem, de forma estruturada e segura, permitindo assim uma gestão em múltiplos níveis, com análises, relatórios, regras responsivas, dash boards entre outros recursos.

Confira abaixo um esquema ilustrativo do funcionamento do GEO-IoT Local e GEO-IoT Nuvem:

esquema_funcional_iot_nuvem_edited.jpg

Formas de Conexão

Por meio de uma interface Web (https), diferentes usuários podem ter acesso a diferentes níveis e áreas do software, respeitando hierarquia e garantindo a segurança organizacional.

Praticamente todas verticais do mercado podem fazer uso de nossa plataforma GEO-IoT Nuvem, pois operamos em redes cabeadas e redes sem fio, por meio de gateways, datalogers, módulos I/O, CLPs, bancos de dados, APIs, SDKs entre outras forma de interação.

Os protocolos que atuamos são muito amplos e para redes cabeadas podemos atuar por meio TCP/IP, ModBus, ProfitBus, CAM por meio de redes 422,485,422 ou ethernet e podemos ter uma grande flexibilidade para as redes sem fio também usando LoRaWan, Sigfox, RF, Wifi 802.11a,b,g,n, ZigBee, BLE-4.0 entre outros.

Acesso à Nuvem

Nossa plataforma permite que a gestão de milhões de dispositivos possa ser realizada de forma muito simples e organizada, facilitando a operação de nossos clientes e produzindo economias e muitos resultados positivos. Para que os dispositivos passem a ser monitorados eles deverão ser adicionados dentro de nossa estrutura através de autenticação de hardware e software, serão constantemente supervisionados além de diferentes níveis de serviço como o sinal do dispositivo, constância de envio de dados, consistência de dados, regularidade entre outros indicadores de qualidade e performance.

Monitoramento da Comunicação dos Dispositivos

Por meio do acompanhamento da saúde das remessas de dados dos dispositivos podemos realizar manutenções preditivas e preventivas na rede de comunicação, detectando possíveis anomalias de tráfego, gargalos, interferências e ruídos, mapeando e ranqueando os melhores e os mais vulneráveis dispositivos da rede, gerando de forma automática muitos gráficos, alarmes, notificações e ações responsivas mediante cada situação, como mandar emails, acionar outros dispositivos etc.

Análise dos Dados dos Dispositivos

Nossa plataforma permite que os dados, uma vez recebidos possam ser disponibilizados de forma sintética ou analítica, bastando apenas alguns cliques para visualizar histogramas, gráficos, dash boards, painéis de alarmes, logs de auditoria, filtros e muitas possibilidades para download em planilhas como Excel.

Gravação dos Dados

Os dados dos dispositivos ficam armazenados por 120 dias nos planos básicos, mas dependendo do plano contratado esse período pode ser extendido conforme as necessidades de cada projeto ou dispositivo. A periodicidade do upload dos dados para nossa plataforma e o tamanho dos pacotes, também são um fatores que compões nossa matriz de custos.
Para fazer um orçamento de acordo com suas necessidades, clique aqui.

Esquema Ilustrativo Sensores

Abaixo temos o esquema ilustrativo mostrando a grande variedade de sensores que podem ser monitorados a partir do GEO-IoT Nuvem e GEO-IoT Servidor Local, importante observar que os dispositivos podem ser monitorados diretamente na nuvem ou podem passar pelo servidor local e posteriormente para a replicação em nuvem. Confrome o plano contratado os usuários poderão ter acesso às informações locais e na nuvem.

GEO-IoT Múltiplos Sensores

Ferramentas para Dados Ao Vivo e Gravados

Por meio de nossas poderosas ferramentas e filtros, os dados dos dispositivos podem ser apresentados de diferentes formas aos usuários do software GEO-IoT, sendo possível acompanhar informações em tempo real e também os gravados em nossas bases de dados locais e na nuvem. Desta forma uma variedade de ações de monitoramento podem ser coordenadas para que eventos responsivos possam ser programados para uma ou várias ações conjugadas mediante regras.

Integração

Podemos integrar diferentes dispositivos à nossa plataforma GEO-IoT através de API, SDK, JSON ou diretamente via conexões em bases de dados,

Versatilidade Comercial

Além de nossos planos comercias, podemos realizar modelagens comerciais mediante performance, ou seja participamos dos resultados das economias em nossos clientes para poder viabilizar os projetos. Dedendendo do caso poder totalmente no sucesso ou parcial.

Critérios Comerciais do GEO-IoT Nuvem

Os critérios que compões nossa matriz de custos estão vinculados ao:

- número de dispositivos monitorados

- frequência do monitoramento

- tamanho dos pacotes de dados

- quantidade de mensagens e regramentos

- funcionalidades do software

- período de gravação dos dados

Custos de Desenvolvimento de Interfaces de Integração (Set Up)

Como em todos os serviços sob demanda, os custos dos desenvolvimentos das ferramentas de integração dos dispositivos, bases de dados, equipamentos de terceiros é separado do projeto e feito mediante conhecimento das necessidades de cada caso, prazos e grau de dificuldade.

GEO-IoT Servidor Local

Funcionanlidades 

- Coletar, processar e arquivar eventos de diversos dispositivos, inclusive IoTs

- Visualizar de forma organizada, ordenada e estruturada em gráficos, tabelas e relatórios

- Fazer telemetria de múltiplos dispositivos com análise de gatilhos

- Criação de regras estruturadas, com encadeamento de eventos responsivos

- Regras customizadas em cadeia associativas trazem inteligência às atvididades rotineiras

- RPC (Remote Procedures Calls) pode ser usado para o controle remoto de dispositivos

- Criação de work-flows, estruturados no ciclo de vida de cada evento (REST API, RPS entre outros)

- Vínculos na linha de tempo permitem auditoria e rastreabilidade

- Estruturação dinâmica dos dashboards permite que as interfaces gráficas sejam responsivas mediante os gatilhos, telemetrias e eventos.

Arquitetura Funcional

- Robusta e resiliente, GEO-IoT permite um crescimento escalável estruturado

- Tolerância a falhas, não temos apenas um único ponto de falha, cada um dos nós no cluster é idêntico

- Eficiência em ação: podemos projetar uma arquitetura de múltiplos servidores na nuvem, preservando assim que centenas de milhares ou milhões de dispositivos possam se arranjar na melhor disposição geográfica, muito comum quando tratamos de redes em diferentes países ou regiões.

- As customização sob demanda de nossos clientes podem adicionadas e novas funcionalidades podem ser acrescentadas.

- Estrutura de regramento de backups garante a integridade de seus dados e informações.

GEO-IoT Esquema Funcional
Legenda

Segurança

Os aspectos de segurança são fundamentais na solução GEO-IoT, utilizamos criptografia de dados AES256, VPNs (Redes Virtuais Privadas) e VLANs (Redes Virtuais) com acesso de usuários mediante senha. De forma adicional informações relativas ao perfil de usuário, nível de acesso, endereço de IP, dispositivos cadastrados passam por um prévio sistema de liberações e credenciamentos para que seus acessos sejam liberados.

Exportação das Informações

Os relatórios produzidos em formato de tabelas em nossa plataforma GEO-IoT podem ser exportados, bem como os relatórios gráficos como histogramas, dashboards entre outros, em diversos formatos amplamente aceitos no mercado como:

- PDF

- PNG

- JPEG

- JSON

- Excel 

- entre muitos outros

APIs

As APIs Aplication Program Interface, representam um conjunto de padrões (definições e protocolos) que fazem parte de uma interface, tornando assim o desenvolvimento e integração entre plataformas seja mais dinâmico e simples. Por meio das APIs podem ser estabelecidos vínculos com bases de dados, aplicativos para celulares, ERPs, CRMs, Scada, Elipse, websites entre outras incontáveis aplicações.

Confira abaixo algumas telas do software GEO-IoT Nuvem, basta clicar sobre as imagens.

A solução GEO-IoT permite uma enorme gama de possibilidades de aplicações em todos os níveis (estratégico, tático e operacional) podendo melhorar muito o desempenho e a performance da sua organização quer ela seja pública ou privada, a necessidade informação confiável e em tempo real se possível é uma demanda irreversível.

A alta competitividade entre as organizações no mercado tem levado a busca por diferenciação de posicionamento mercadológico e também por aumento da eficiência., Sendo assim, a tecnologia da informação e seu emprego em suas rotinas diárias é um fator de grande relevância. Nossa poderosa ferramenta GEO-IoT permite que a realidade da indústria 4.0 viável, sendo implantada de forma crescente e escalonável de acordo com a realidade de cada situação. Pois somente com instrumentos tecnológicos será possível um novo patamar de competitividade, patamar este alicerçado no bom desempenho, na operação enxuta, na otimização dos investimentos e no melhores resultados.

Nossa equipe está pronta para dar todo suporte necessário para a implantação do GEO-IoT, a Indústria 4.0 precisa resultados reais em um mundo cada vez mais virtual.