Os usos de sensores inteligentes possuem enormes abrangências de aplicações

Geo_IOT_Logo.png

Um ótima alternativa para aquisição e comunicação com sensores IOT em campo:

Mais informações acesse: https://lora-alliance.org/about-lorawan/

Os sensores IoT precisam de uma boa rede de comunicação

Conclusão:

Geo_IOT_Logo.png

Redes de Comunicação

GEO-IoT

Ampla capacidade de transmissão de dados

Uma infraestrutura de dados dinâmica traz tranquilidade à operação

A comunicação de dados tem um papel de destaque no mundo digital da Indústria 4.0, onde nossa solução GEO-IoT apresenta grande aderência à esta nova realidade, que demanda processos de fluxos contínuos, sem interrupções entre as etapas, de forma transparentes e fluidas.

Para que estas necessidades sejam atendidas, é necessário que uma infraestrutura de comunicação robusta, confiável e se possível redundante esteja à disposição de nossos clientes, viabilizando assim a integração das soluções GEO-IoT com os demais elementos de TI como: sensores, dispositivos CLPs, servidores, softwares, bases de dados, máquinas entre outros.

Dentro das organizações as redes de comunicações multiserviços possuem um papel de destaque, desde o nível operacional até o estratégico, sendo caracterizadas por serem um elo de integração interpessoal e corporativa; as redes de comunicação permitem que múltiplos dispositivos possam ser compartilhados por várias pessoas de forma simultânea e também por uma grande variedade de softwares como: Elipse/Scada, ERPs, CRMs, PCPs, Supply Chain, Logística, GEO-IoT entre tantos outros.

De forma adicional é possível que uma ampla gama de aplicações e funcionalidades atreladas aos softwares, hardwares e equipamentos possam ser acessados, controlados, compartilhados e gerenciados por meio de sistemas e das redes de comunicação.

Na Indústria 4.0, muitos de seus princípios objetivam a otimização dos processos, a ampliação do diferencial competitivos no mercado, incremento da produtividade, a diminuição de erros e a redução de custos.     Todavia  para que estas premissas ocorram há um destaque especial para a aquisição de dados e as redes de comunicação que transportam esses dados precisam fazê-lo de forma segura.

A aquisição de dados (indoor/outdoor) pode se dar por meio de integrações de sistemas ou vindos diretamente de sensores IoT (Internet da Coisas), sensores de máquinas e de eventos nas bases de dados de diferentes camada da organização, permitindo assim que uma enorme quantidade de informações possam ser integradas à plataforma Geo-IoT, por diferentes tipos de conexão como: APIs, SDKs, Base de Dados e entre outras.

Comunicação Multimeios
Agricultura integrada

Principais meios de comunicação:

   - Redes sem fio: LoraWan, Wifi, SMS, Zigbee, RF, 3/4/5G, LTE, bluetooth

   - Redes cabeadas: ethernet, Fibra óptica, cabos coaxiais, pares trançados, manga, USB entre outros.

Tipos de redes:

   - LAN: Local Area Network ou Redes Locais, interligam dispositivos dentro do mesmo espaço físico

   - MAN: Metropolitn Area Network ou Redes Metropolitanas, interligam dispositivos em diferentes localidades

   - WAN: Wide Area Network ou Rede de Longa Distância, longas distâncias a serem interligadas

   - WLAN: Wireless Local Area Network ou Rede Local sem Fio, muito comum nos acessos à internet

  - WMAN: Wireless Metropolitan Area Network ou Rede Sem Fio de Longa Distância, usado para interligar pontos remotos de interesse como filiais, fornecedores entre outros.

  - SAN: Storage Area Network ou Rede de Áreas de Armazenamento, utilizadas para a comunicação entre servidores e outros computadores.

  - PAN: Pessoal Area Network ou Rede Aérea Pessoa, possuem uma área bastante limitada, comumente utilizadas em Bluetooth e UWB.

Nas redes indoor de nossos clientes, em ambientes controlados, como em uma indústria, um hotel, uma empresa ou em um hospital, temos um cenário extremamente favorável para aquisição de dados, para a instalação de equipamentos e também para a estruturação de uma integração entre diferentes sistemas de forma controlada.      Todavia quando temos de atuar em ambientes abertos (outdoor), com ampla dispersão, pequenas ou grandes quantidades de dispositivos, em locais remotos ou em áreas metropolitanas, temos de estudar as melhores alternativas de comunicação para a realização das atividades dos sensores, verificar as suas características, suas funcionalidades operacionais, aplicações a que se destinam, criticidade funcional entre outros critérios que são responsáveis pelo sucesso do projeto.

Entre as várias tecnologias para comunicação sem fio em áreas abertas, temos as inovadoras redes redes LoRaWan, uma tecnologia de rádio frequência de grande eficiência, baixo consumo de energia e uma excelente alternativa para as redes de sensores remotos em campo, permitindo comunicação de dados em longas distâncias, baixos custos, ampla área de cobertura, permitindo a transmissão de dados em até 12Km de distância nas áreas com linha de visada desobstruída.

Os dispositivos IoT que utilizam a rede LoRaWan, comumente utilizam o protocolo LoRaWan, protocolo este que define padrões de segurança, potência, QOS, interfaces entre ouros aspectos técnicos.

Medidores LoRaWan
What is LoRaWAN® Specification - LoRa Al
Sensores LoRaWan viabilizam a telemetria remota com grande eficiência, aumento significativo nos resultados operacionais, reduzindo custo e reduzindo tempo.

Comunicação com a Plataforma GEO-IoT

Podemos segmentar em cinco principais etapas para que os dispositivos IoT possam se comunicar com nossa plataforma.

Conexão

Por meio de conectividade e comunicação, estabelecer o link entre "internet" e "coisas", permitindo assim que um determinado dispositivo possa ser denominado como "conectado" e desta forma os eventos de campo podem ser transmitidos de um ponto remoto até nossa plataforma de gerenciamento de IoTs.

Gerenciamento

Por meio de plataformas de softwares é possível adquirir informações vindas dos dispositivos, identificar o status de cada um dos dispositivos e a qualidade da comunicação (monitoramento constante).

Gestão e Análise

Uma vez estabelecida a conexão com os dispositivo e gerenciadas as disponibilidades de comunicação, os dados estarão disponíveis para análise, transformação em informação e posteriormente em conhecimento. A gestão dos dados, sua classificação e estruturação dos múltiplos dispositivos é eficazmente realizado pela plataforma GEO-IoT.

Integração entre dispositivos e plataforma

Por meio da comunicação e alinhamento das informações vindas dos dispositivos, é possível a criação de eventos responsivos, geração de gráficos, histogramas, gatilhos, dashboards entre outras associações.

Automação de Dispositivos e Plataforma

As ações responsivas pró ativas de eventos, dados e gatilhos estruturados podem ser acionados de forma automática mediante configuração de nossa plataforma GEO-IoT, pela integração com sistemas de terceiros como softwares Scada, SAP, ERP, PCP entre outros e também de hardwares como centrais de alarmes, caldeiras, sensores, CLPs, módulos I/Os etc.

Mobilidade total

Todo projeto demanda estudo, planejamento, realizações e adequações operacionais, seja qual for o tipo de rede de comunicação demandado no projeto, nossa equipe está pronta para atuar de forma pragmática para que as melhores alternativas e as melhores relações custo benefício sejam implantadas, atuando através de nossos parceiros especializados ou orientando a equipe de nossos parceiros, o projeto de sensoreamento, automação e integração será um sucesso usando a nossa porderosa ferramenta de gestão GEO-IoT.